quarta-feira, 28 de maio de 2008

Final do Beta

Com a consolidação da nova plataforma de busca, e após atingirmos nossas metas de quantidade de estabelecimentos cadastrados, podemos afirmar que o indaiatuba.info amadureceu, tornando-se uma solução completa para localizar-se de tudo na cidade.

Começa assim uma nova fase para o site, onde deixaremos de nos concentrar em agregar conteúdo e testar a plataforma, e trabalharemos em outras áreas, como divulgação, captação de clientes, marketing e novos recursos. Assim, como sempre, aguardem novidades!

quarta-feira, 21 de maio de 2008

Busca turbinada

A partir de hoje as buscas no indaiatuba.info estão bem mais eficientes e flexíveis. Nossa busca antiga, embora prestativa, deixava um pouco a desejar quando comparada com os recursos de uma busca no Google, por exemplo. Não mais! Temos basicamente a mesma funcionalidade dos grandes mecanismos de busca, e em alguns caso até mais.

A diferença mais óbvia para que usa o site com frequência é que agora os resultados são listados por relevância, e não mais em ordem alfabética (em breve teremos mais opções para ordenar os resultados). Assim foi possível tornar as buscas menos exatas (ou chatas, dependendo do referencial :P), ou seja, a ordem das palavras agora não faz diferença alguma, e resultados similares são retornados automaticamente. A ordenação por relevância garante que mesmo mostrando mais resultados, as buscas são mais úteis pois economizam o tempo do usuário.

Não é mais necessário especificar o tipo de busca (antigamente o padrão era buscar tags ou nomes, e opcionalmente só nomes, endereços ou telefones). Todos os campos são pesquisados, inclusive as descrições completas para as empresas que as possuem. Isto permite combinações interessantes. Por exemplo, pode-se começar com uma busca por "onze de junho", que retorna todos os estabelecimentos cadastrados nesta rua, e depois clicar em "decoração" na lista de tags para refinar a busca. Ou então efetuar uma busca direta como "material elétrico na cidade nova". Assim, combina-se restrições de endereço (ruas, bairros, praças, etc.) com especificações de produtos ou tipos de estabelecimento.

Outra funcionalidade interessante é a de excluir resultados. Está cansado de frequentar os barzinhos do circuito Kennedy-Vargas? Que tal essa busca: "bares -kennedy -vargas". Pode-se também procurar por 2 lugares ou condições ao mesmo tempo.

E pra quem gosta de andar à pé, nada como posicionar o mapa numa região específica e depois efetuar uma busca somente no mapa. Como esta!

Esta provavelmente será nossa última versão em "beta", assim aguardem mais novidades em breve!