sexta-feira, 11 de abril de 2008

Nova licença de uso

Nosso trabalho diário no indaiatuba.info é árduo. Temos uma fila enorme de estabelecimentos para serem adicionados ao guia, mas para mantermos a qualidade de nosso banco de dados, que é nosso principal diferencial em relação à concorrência, preferimos gastar mais tempo melhorando os dados que já temos do que adicionando conteúdo.

O período em "beta" do site nos ensinou (e ajudou a relembrar) muitas coisas. Uma delas é que as pessoas ainda vêem na Internet um local fácil para se quebrar as regras, não sabendo que sua atuação não é realmente anônima. Infelizmente uma regra que foi quebrada constantemente durante nosso "beta" foi nossa licença de uso.

Optamos por uma licença extremamente aberta (Attribution da Creative Commons) pois gostaríamos de ver a informação do site sendo utilizada de modo útil em mashups ou applets em redes sociais. Entretanto, o único uso que vimos, recorrentemente, foi através de plágio, nem mesmo respeitando o único requisito da licença antiga, que era a atribuição.

Assim, a partir desta semana (mais especificamente dia 7, segunda-feira) mudamos nossa licença de uso. Agora o site apresenta seu conteúdo com todos os direitos reservados. Isso significa que o conteúdo do indaiatuba.info não pode ser copiado nem mesmo em parte (assim como já eram o layout e o código fonte).

Para nossos usuários nada mudou. O acesso continua sendo totalmente gratuito. As novas noivas continuarão podendo planejar seus casamentos com a ajuda do site, acessando mais de 200 páginas por dia, como já vimos várias vezes. Aqueles que estão de mudança continuarão podendo verificar os dados de todas as imobiliárias locais, sem restrições. No entanto, os casos de abuso serão registrados e investigados.

Essa medida foi tomada principalmente pela natureza comercial do site. Embora nosso serviço seja de utilidade pública e gratuito, temos um compromisso com nossos investidores. O final do "beta" se aproxima e o lado comercial do site está em vias de ser lançado, assim este foi o momento ideal para a mudança de licença.

Continuamos abertos para acordos de conteúdo com outras empresas, tanto para licenciar nosso conteúdo como para incluir conteúdo de outros. Se você tiver interesse, fale conosco.

Nenhum comentário: