quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Cuidado com as drogas!

Parece que o consumo de substâncias alucinógenas está em voga entre as fabriquetas de SPAM de Indaiatuba. Ontem recebemos um email que começava com "Prezados clientes" vindo de uma delas, sendo que não somos, nunca fomos e jamais seremos clientes da mesma. Email em massa dá nisso.

Curiosamente o conteúdo do email ainda era uma afronta a qualquer empresa que presta serviços na Internet. Trata-se de uma tentativa de exploração do processo de reservas de registros tipo ".net.br", que já está acontecendo a quase 6 meses. Seguem os motivos alegados para se registrar os tais domínios:

1 - Outra empresa poderá cadastrar o domínio www.suaempresa.net.br e usá-lo indevidamente;

Esse é o único motivo plausível, mas até aí para se proteger contra isso seria necessário registrar-se centenas de domínios (o que só empresas enormes fazem).

2 - É mais um endereço a ser divulgado;

Para diluir o valor da marca e confundir os clientes?

3 - Os domínios .NET.BR serão a 2ª terminologia mais usada no Brasil;

Terminar a frase acima com "em nossa humilde opinião" teria sido mais sensato.

4 - O domínio .NET.BR será direcionado para seu domínio principal;

Esse serviço é gratuito em qualquer empresa decente de registro de domínios.

5 - O custo é baixo: R$ 150,00/ano, incluido a taxa de registro e ainda pode ser pago em 2 vezes.

Como? O único custo para registrar um domínio ".net.br" é de R$30/ano, e pode ser feito diretamente por qualquer funcionário da empresa em poucos minutos no site registro.br.

Resumindo, já é ruim receber SPAM, mas receber esse tipo de proposta indecente em SPAM é pior ainda. E não duvido que alguns empresários locais menos avisados ainda acabem caindo nesse golpe de "Comunicado Urgente" (header do email).

Ah, o email vinha assinado, por José Rubens Oliva Rodrigues.

Nenhum comentário: